Em evento organizado pela MAIS C EVENTOS, O Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo estadual, promoveu nesta terça-feira (09) a Rodada de Negócios Meeting Paraná, em Montevidéu, capital do Uruguai. Trata-se de um evento inédito do Governo do Estado, que proporciona um encontro exclusivo com agentes de viagens, empresários do setor e trade do país vizinho. Ao todo, cerca de 120 profissionais uruguaios foram impactados sobre o potencial turístico paranaense.
Durante o encontro, foram apresentados atrativos e destinos do Paraná, a rica hotelaria e gastronomia, além de aspectos que facilitam a atração de visitantes. A programação também envolveu uma rodada de negócios entre os profissionais com empresários e coexpositores de prefeituras, convidados pelo Viaje Paraná.
Foz do Iguaçu, no Oeste, e Curitiba, a capital, foram apresentados como os dois maiores destinos turísticos do Estado, responsáveis pela captação de muitos viajantes estrangeiros, tanto por via terrestre quanto pelos seus aeroportos internacionais.
“É dessa forma e com essa estratégia que conseguimos atingir o mercado qualificado, preparando os agentes de viagens e profissionais da área para inserir o Paraná nos pacotes turísticos ofertados por eles”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “Destinos paranaenses estão em alta: recebemos mais de 764 mil turistas estrangeiros ao longo deste ano. Desses, mais de 10 mil foram uruguaios; é um mercado com potencial para trabalharmos”, acrescentou.
Durante a capacitação, alguns dos destaques foram a proximidade entre os países e a conexão aérea direta, sem escalas, com o Paraná – que conta com um voo de Montevidéu ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, viabilizado em 2024 com apoio do Governo do Estado.